NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Empreendedorismo Há 9 dia(s)

SALA DO EMPREENDEDOR CONQUISTA SELO SEBRAE DE REFERENCIA AO ATENDIMENTO

Sala do empreendedor de Rodolfo Fernandes, recebe o selo BRONZE de Referência em atendim [...]

#Educação Há 226 dia(s)

CAFÉ DA MANHÃ SIMBÓLICO PARA HOMENAGEAR AS MÃES DO CMEI

O CMEI Professora Maria Nailza com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Pref [...]

#AssistênciaSocial Há 226 dia(s)

EMPODERAMENTO FEMININO NA CASA DE CULTURA POPULAR

No próximo dia 15 de maio, a Prefeitura de Rodolfo Fernandes, em parceria com o NUCA RF [...]

#Administração Há 229 dia(s)

O MUNICÍPIO DE RODOLFO FERNANDES ESTÁ PRESENTE NA 2ª EDIÇÃO DO EVENTO RNCIDADES

O município de Rodolfo Fernandes está presente na 2ª edição do evento RNCidades, a maior [...]

#Saúde Há 230 dia(s)

A SECRETARIA DE SAÚDE DE RODOLFO FERNANDES REALIZOU 80 ATENDIMENTOS ORTOPÉDICOS

A Secretaria de Saúde de Rodolfo Fernandes realizou 80 atendimentos ortopédicos nos últi [...]

#Educação Há 231 dia(s)

CAFÉ DA MANHÃ SIMBÓLICO PARA HOMENAGEAR AS MÃES DA ESCOLA

A Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalnte com o apoio da Secretaria Municipal de Educ [...]

#Esporte Há 232 dia(s)

NÃO PERCA A GRANDE FINAL DA 3ª JORNADA ESPORTIVA DE EMANCIPAÇÃO DE RODOLFO FERNANDES!

Não perca a grande final da 3ª Jornada Esportiva de Emancipação de Rodolfo Fernandes! Se [...]

#Administração Há 232 dia(s)

EM RODOLFO FERNANDES, CELEBRAMOS O DIA MUNICIPAL DO EVANGÉLICO

Em Rodolfo Fernandes, celebramos o Dia Municipal do Evangélico, honrando o chamado divin [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito